Blog

University College alcançou recorde de velocidade de internet fibra

30 Sep, 2020
A engenheira brasileira Lídia Galdino é responsável pela pesquisa da University College de Londres que alcançou recorde de velocidade de internet em fibra óptica. A conexão atingiu 178,08 terabits por segundo. Só para ter uma ideia, seria possível baixar mil filmes em alta definição, cada um no tamanho de um Blu-ray (25 GB), em apenas um segundo. É três vezes mais rápida do que as melhores conexões por fibra disponíveis atualmente e a velocidade chega perto do limite teórico de transmissão de dados definido pelo matemático Claude Shannon em 1949. O avanço tem o potencial de alimentar o 5G, além de acelerar a troca de dados em outras aplicações.Sobre Claude Shannon: o matemático foi responsável pela criação do bit em 1948, que ele classificou como “uma unidade para medir a informação”. E já em 1943 especulava com Alan Turing sobre o futuro da inteligência artificial.

Mudança na politica do google a respeito de venda de apps

30 Sep, 2020
O Google vai começar a exigir de todos os apps a comissão de 30% em cada transação na Play Store. A sua política anterior permitia alguns aplicativos burlarem a regra e cobrarem por meio de plataformas de pagamento alternativas. A mudança se alinha com a praticada pela Apple, que tem sido alvo de críticas de desenvolvedores, como a Epic Games, responsável pelo Fortnite.

Claro inicia timidamente o 5G no Brasil

10 Jul, 2020
A Claro vai dar início ao 5G no país. A partir da próxima semana, a primeira rede de 5G da América Latina vai começar a operar em Ipanema, no Rio de Janeiro, e na região da Avenida Paulista e Jardins, em São Paulo. Até o fim de setembro, a operadora planeja expandir o serviço nas duas cidades, alcançando nove bairros no Rio e 12 na capital paulista. A operadora vai empregar uma tecnologia desenvolvida pela Ericsson que permitirá à tele ligar o 5G nas frequências já usadas para 4G, 3G e 2G. A conexão será 12 vezes mais veloz que o 4G convencional, mas ainda não vai desfrutar de outras vantagens do 5G, como a baixa latência.A expansão do 5G em larga escala no Brasil ainda depende do leilão das faixas de frequências que ficou para 2021 por causa da pandemia. Em recente entrevista à CNN, Paulo Guedes defendeu a participação da Huawei, apesar de membros do governo terem se colocado contra. A decisão, no entanto, vai ficar por conta de Bolsonaro.

Microsoft investe em capacitação para trabalho em era digital

06 Jul, 2020
A Microsoft anunciou uma iniciativa para preparar, até o final do ano, 25 milhões de pessoas ao redor do mundo para trabalhos dessa nova era mais digital. Os participantes terão acesso gratuito a programas da Microsoft, LinkedIn e GitHub, além de certificações e ferramentas para encontrar vagas. O programa se concentrará em canalizar os trabalhadores para funções sob demanda, incluindo suporte de TI, marketing digital e design gráfico. Segundo a Microsoft, até 2025, o mercado ganhará mais 149 milhões de trabalhos ligados à tecnologia.Segundo um estudo de Stanford, a inteligência artificial já não impacta apenas os trabalhos mais operacionais, mas chega também às posições que exigem formação técnica, como cargos gerenciais.O uso de tecnologia nos negócios tem crescido. Quase 80% das grandes empresas da América Latina usam IA, segundo o MIT Technology Review Insights. Em 2019, quatro em cada cinco empresas da região lançaram iniciativas de IA. E até 2022, a IA será usada em 21% a 40% dos processos de negócios em dois terços das organizações. Mas a falta de talento e o alto custo da tecnologia continuam sendo obstáculos na região.

O TikTok estaria sendo preconseituoso para com alguns usuários? saiba

17 Mar, 2020
O TikTok limitou visualização de vídeos de pessoas consideradas pouco atraentes e pobres. Segundo as regras de moderação vazadas e obtidas pelo Intercept, até ano passado, vídeos de pessoas com muitas rugas ou em favelas, por exemplo, eram censurados. O documento chega a instruir os moderadores a observar paredes descascadas e decorações de mau gosto nas casas dos usuários para derrubar suas audiências. A explicação da empresa é de que conteúdos “pouco atrativos” diminuiria a taxa de retenção de novos usuários.

Anunciantes