Blog

Claro inicia timidamente o 5G no Brasil

10 Jul, 2020
A Claro vai dar início ao 5G no país. A partir da próxima semana, a primeira rede de 5G da América Latina vai começar a operar em Ipanema, no Rio de Janeiro, e na região da Avenida Paulista e Jardins, em São Paulo. Até o fim de setembro, a operadora planeja expandir o serviço nas duas cidades, alcançando nove bairros no Rio e 12 na capital paulista. A operadora vai empregar uma tecnologia desenvolvida pela Ericsson que permitirá à tele ligar o 5G nas frequências já usadas para 4G, 3G e 2G. A conexão será 12 vezes mais veloz que o 4G convencional, mas ainda não vai desfrutar de outras vantagens do 5G, como a baixa latência.A expansão do 5G em larga escala no Brasil ainda depende do leilão das faixas de frequências que ficou para 2021 por causa da pandemia. Em recente entrevista à CNN, Paulo Guedes defendeu a participação da Huawei, apesar de membros do governo terem se colocado contra. A decisão, no entanto, vai ficar por conta de Bolsonaro.

Microsoft investe em capacitação para trabalho em era digital

06 Jul, 2020
A Microsoft anunciou uma iniciativa para preparar, até o final do ano, 25 milhões de pessoas ao redor do mundo para trabalhos dessa nova era mais digital. Os participantes terão acesso gratuito a programas da Microsoft, LinkedIn e GitHub, além de certificações e ferramentas para encontrar vagas. O programa se concentrará em canalizar os trabalhadores para funções sob demanda, incluindo suporte de TI, marketing digital e design gráfico. Segundo a Microsoft, até 2025, o mercado ganhará mais 149 milhões de trabalhos ligados à tecnologia.Segundo um estudo de Stanford, a inteligência artificial já não impacta apenas os trabalhos mais operacionais, mas chega também às posições que exigem formação técnica, como cargos gerenciais.O uso de tecnologia nos negócios tem crescido. Quase 80% das grandes empresas da América Latina usam IA, segundo o MIT Technology Review Insights. Em 2019, quatro em cada cinco empresas da região lançaram iniciativas de IA. E até 2022, a IA será usada em 21% a 40% dos processos de negócios em dois terços das organizações. Mas a falta de talento e o alto custo da tecnologia continuam sendo obstáculos na região.

O TikTok estaria sendo preconseituoso para com alguns usuários? saiba

17 Mar, 2020
O TikTok limitou visualização de vídeos de pessoas consideradas pouco atraentes e pobres. Segundo as regras de moderação vazadas e obtidas pelo Intercept, até ano passado, vídeos de pessoas com muitas rugas ou em favelas, por exemplo, eram censurados. O documento chega a instruir os moderadores a observar paredes descascadas e decorações de mau gosto nas casas dos usuários para derrubar suas audiências. A explicação da empresa é de que conteúdos “pouco atrativos” diminuiria a taxa de retenção de novos usuários.

O coronavírus pode fazer temporada de festivais de música desaparecer

11 Mar, 2020
O coronavírus pode fazer a temporada de festivais de música desaparecer, avalia Sonia Rao, do The Washington Post. O jornal entrou em contato com diversos festivais agendados para os próximos meses nos EUA. Os dois que responderam, BottleRock Napa Valley and D.C.'s Broccoli City Festival, ocorrem em maio e disseram, ontem, que planejam seguir em frente enquanto continuam em contato com as autoridades de saúde.“Esse é o começo do vírus”, disse David Chidekel, advogado de entretenimento baseado em Nova York. Mesmo se uma cidade não declara calamidade pública ou limita o tamanho de ajuntamentos autorizados, Chidekel diz que há a ameaça de um “desastre de relações públicas” sobre os eventos de grande escala. Dessa posição, ele continua, não há tanto prejuízo em cancelar. Se o surto piorar, os organizadores vão estar na linha de frente daqueles tentando impedi-lo; se não, eles ainda serão “aqueles que de maneira prudente colocaram seus interesses financeiros em banho-maria pela segurança das pessoas”.A perda financeira de jogar fora um festival pode chegar aos milhões. Os organizadores do SXSW confirmaram para o Austin Chronicle que não tinham seguro cobrindo cancelamento por “infecções bacterianas, doenças contagiosas, vírus e pandemias”. Mas há um argumento a favor do adiamento de festivais que encontra paralelo no que provavelmente aconteceu com o último filme de James Bond, No Time to Die, cujo lançamento foi adiado de abril para novembro. Os produtores devem recuperar o dinheiro gasto no outono, quando os cinemas na China, o segundo maior mercado de cinema do mundo, devem estar abertos novamente. De maneira similar, os fãs de música podem estar mais inclinados a participar de festivais em outubro.

Sansung e Motorola pararam a produção de smartphones no Brasil

17 Feb, 2020
Samsung e Motorola paralisaram suas produções de smartphones no Brasil. Com a epidemia do coronavírus, as empresas deram folga aos seus funcionários por falta de peças importadas da China. Esse é mais um efeito da epidemia nas empresas de tecnologia. Se as produções não voltarem ao normal, os consumidores do Brasil e do mundo sentirão o aumento geral dos preços em dispositivos eletrônicos.

Anunciantes