Blog

WhatsApp voltou atrás e não vai mais limitar funcionalidade

01 Jun, 2021
O WhatsApp voltou atrás e não vai mais limitar funcionalidade para quem não aceitar a nova política de privacidade. Em novo comunicado, a empresa disse que, para quem não aderir, apenas continuará a lembrar de vez em quando sobre a atualização, em vez de restringir o acesso as conversas, por exemplo, como foi antes anunciado.Então… Desde o anúncio, a nova política tem sido marcado por uma série de confusões. Levantou preocupações de que o WhatsApp iria começar a compartilhar mais dados pessoais dos usuários com o Facebook, e autoridades, incluindo as brasileiras, levantaram questionamentos contra a empresa.

Colonial Pipeline retoma controle do maior oleoduto dos Estados Unidos

14 May, 2021
A Colonial Pipeline pagou US$ 5 milhões aos hackers que tomaram controle do maior oleoduto dos Estados Unidos e da qual é dona. A companhia pagou o valor em criptomoeda horas depois do ataque. Os invasores mandaram de volta uma ferramenta para descriptografar a rede fora do ar, mas ela era muito devagar e os técnicos da companhia continuaram tentando restaurar o sistema com os próprios backups. (O Globo)A empresa restabeleceu parte do funcionamento do oleoduto na quarta, cinco dias após a invasão. Na terça, longas filas começaram a aparecer em cidades da costa leste dos EUA. (Folha)O DarkSide, que assumiu a autoria e o FBI confirmou, é, na verdade, uma plataforma que funciona como um ransomware-as-a-service (RaaS) e o lucro é compartilhado entre os donos e afiliados. No Brasil, o Grupo Moura já sofreu um ataque do DarkSide. (Ciso Advisor)Em cinco anos, a exposição a riscos cibernéticos cresceu 10 vezes no Brasil. Segundo a pesquisa da empresa brasileira de segurança cibernética GAT InfoSec, 70% das vulnerabilidades estão ligadas à falta de atualização de servidores e estações de trabalho. (Estadão)

Space X levará o homem a lua em 2024

19 Apr, 2021
Elon Musk levou a melhor contra Jeff Bezos. A NASA escolheu a SpaceX para fabricar o foguete que levará novamente astronautas à Lua, na chamada missão Artemis, programada para acontecer em 2024. O contrato de US$ 2,9 bilhões era disputado pela Blue Origin de Bezos. A empresa de Musk já vem trabalhando com a NASA e há quase um ano se tornou a primeira empresa privada a levar astronautas ao espaço.

Conexão sem fio entre cérebro e computador

19 Apr, 2021
Pela primeira vez, cientistas conseguiram criar conexão sem fio do cérebro humano com um computador. O sistema BrainGate da Universidade de Brown, nos EUA, transmite sinais com a resolução de “neurônio único” a partir de um pequeno transmissor que se conecta ao córtex motor do cérebro. Nos testes, pacientes com paralisia conseguiram controlar tablet e computador, digitando e clicando com a precisão dos sistemas com fios. Para cientistas, a conquista permite que criar algoritimos que trarão a restauração da comunicação e mobilidade de pessoas com paralisia. (Época Negócios)Essa tecnologia de interfaces neurais é um campo que tem crescido. Elon Musk recentemente anunciou que sua startup Neuralink conseguiu que um macaco assistisse videos e jogasse videogame usando um chip implantado no cérebro.

Ford fecha suas fábricas no Brazil

12 Jan, 2021
Após um século, Ford para de fabricar no Brasil Após um século, a Ford Brasil voltará a ser importadora. A montadora anunciou o fim de suas fábricas em Camaçari (BA), Horizonte (CE) e Taubaté (SP), impactando cinco mil empregos. A decisão vem após anos consecutivos de perdas no país, pioradas pela pandemia. Em 2019, já havia fechado a planta de São Bernardo do Campo (SP). A companhia ainda manterá instalações e um departamento de engenharia no Brasil, mas não fabricará mais automóveis ou caminhões em solo nacional. Apesar de estar no país desde 1919, começou a produção nacional em 1921. Agora, os veículos virão da Argentina e do Uruguai. (Veja)Pois é… Em dezembro, o presidente da Ford na América do Sul, Lyle Watters reclamou da desvalorização do real e do peso argentino, que levavam a uma ‘situação sem precedentes’, agravada pela pandemia. No entanto, a jornalista Marli Olmos destaca como a Argentina tem uma peculiaridade em relação ao Brasil: sua economia é altamente dolarizada, o que facilita para a indústria o repasse dos custos com desvalorização cambial. (Valor)

Anunciantes